26 de junho de 2012

SOS Mata Atlântica - Ecos da Mata n°382 - Rio +20 termina sem grandes avanços para o desenvolvimento sustentável

       
 
SOS Mata Atlântica Ecos da Mata nº 382
26 de Junho de 2012

Rio +20 termina sem grandes avanços para o desenvolvimento sustentável

O documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 foi considerado fraco por cientistas, analistas e movimentos socioambientais. O texto não trouxe previsão de recursos ou financiamento para fazer as mudanças necessárias para um desenvolvimento sustentável nem apresenta metas concretas. Na tarde de quinta-feira (21), lideranças da sociedade civil divulgaram uma carta intitulada "A Rio+20 que Não Queremos" (confira na íntegra), em que criticam duramente o documento final da conferência. Para Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, o Brasil "cozinhou um documento vazio que está em sintonia com as posturas do governo internamente, com o desmonte da legislação brasileira e a alteração para pior do Código Florestal". Sem motivos para comemorar, a Rio +20 terminou em clima de melancolia na sexta-feira (22), deixando como saldo positivo apenas a interação da sociedade civil na Cúpula dos Povos.     Leia mais.

Fortaleza é o novo destino da Exposição Itinerante

A partir de terça-feira (3/7), a SOS Mata Atlântica chegará a Fortaleza (CE) com o projeto "A Mata Atlântica é Aqui". Até o dia 15 de julho, dois caminhões adaptados para atividades de educação ambiental estarão no estacionamento da Av. Barão de Studart, esquina com a Av. Beira Mar, no Bairro Meirelles. Haverá também a exposição "Nosso Verde Também Depende do Azul", que traz ao público informações sobre a importância dos mares e sua relação com a Mata Atlântica. Serão promovidas atividades gratuitas com o público, como palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates e muito mais.  O projeto funcionará das 10h às 17h. Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas e quem tiver interesse pode se tornar um voluntário do projeto. Para mais informações é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou monitora@sosma.org.br. Nos próximos dias, a programação completa será divulgada em www.sosma.org.br. O patrocínio do projeto é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e o apoio local é da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), Fundação Mata Atlântica Cearense, ONG Aquasis, Centro Ecológico Aroeira e Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Confira os webcasts da Fundação

Entre 2010 e 2011, a SOS Mata Atlântica realizou, em parceria com a Educartis, uma série de eventos online (webcasts) sobre temas socioambientais de interesse e projetos da Fundação. Especialistas, personalidades, funcionários e pessoas que se relacionam com a ONG falaram dos mais diversos assuntos, como cidades sustentáveis, políticas ambientais, design e meio ambiente, voluntariado, mobilidade urbana, projetos socioambientais, captação de recursos. Também foram feitas entrevistas com personalidades e celebridades como o cantor Lenine e a cantora Wanessa. Agora você pode acessar esse acervo no novo portal da SOS Mata Atlântica. Confira!

Campanha pede apoio dos internautas a Abrolhos

Uma campanha veiculada nas mídias sociais quer ajudar na criação de unidades de conservação marinhas no Brasil. Intitulada "Levante a Mão por Abrolhos", e encabeçada pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ), a ação quer chamar a atenção dos brasileiros para a conservação marinha, com foco em Abrolhos, principal ponto de reprodução das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental. Interagindo com as peças virtuais, seja compartilhando, curtindo ou comentando, os internautas poderão servir de multiplicadores da causa, contribuindo para a reflexão sobre a importância da biodiversidade marinha. A Campanha acontece paralelamente à divulgação do Manifesto para a criação de unidades de conservação marinhas. Saiba mais em www.baleiajubarte.org.br.

Corinthians entra em campo com a marca da SOS Mata Atlântica na camisa

No último domingo (24), o Corinthians entrou em campo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, no estádio do Pacaembu, estampando a marca da SOS Mata Atlântica no peito e nas costas de sua camisa. O espaço foi cedido gratuitamente pelo time. Leia mais.

50 mil pessoas marcharam contra retrocessos ambientais no Rio

Na última quarta (20), cerca de 50 mil pessoas percorreram as principais avenidas do centro do Rio de Janeiro para protestar contra os retrocessos socioambientais do Brasil. Diversos movimentos de todo o País pediram defesa às florestas. Entre os participantes estiveram representantes de ONGs, como a Fundação SOS Mata Atlântica, pequenos agricultores, povos indígenas, estudantes, cientistas e deputados. Os manifestantes ergueram faixas com os dizeres "O jogo não acabou" e em gritos de ordem deixaram claro que não concordam com a posição do Congresso Nacional na aprovação do novo Código Florestal, que abre brechas na legislação que protege os rios, florestas e demais recursos naturais. O protesto fez parte do Dia Global da Ação, uma programação da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. Saiba mais e confira fotos.

Clickarvore abre edital para doação de 600 mil mudas

A SOS Mata Atlântica está com inscrições abertas para o IV Edital do programa Clickarvore. O edital fornecerá 600 mil mudas de espécies nativas a proprietários de terras localizadas nas seguintes regiões: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Noroeste de São Paulo, Sudoeste e Leste do Mato Grosso do Sul, Norte Central e Noroeste do Paraná e Sul da Bahia. O objetivo é promover a restauração e a conservação de 360 hectares do bioma Mata Atlântica. Podem participar proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e ONGs. Quem tiver interesse deve se inscrever até o dia 20 de setembro de 2012 pelo site www.clickarvore.com.br. Neste site, os internautas podem participar ajudando a selecionar as regiões onde serão plantadas as mudas doadas. O programa Clickarvore é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Grupo Abril. O edital conta com recursos do Bradesco Cartões. Saiba mais em www.clickarvore.com.br e www.sosma.org.br.

Fundação SOS Mata Atlântica
Avenida Paulista, 2073 - São Paulo - SP
Fone: 11-3262-4088
info@sosma.org.br
www.sosma.org.br
Apoio:
Bradesco
Você está recebendo esta Newsletter, porque se cadastrou no site www.sosma.org.br ou foi indicado por algum amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário