8 de julho de 2011

Guapimirim Um Paraiso Ecológico

Existindo desde 25 de Novembro de 1990, Guapimirim é uma cidade circundada a leste, por Cachoeira de Macacu e Itaboraí; ao norte, por Teresópolis; a noroeste, por Petrópolis; a oeste, por Magé; e, ao sul, pelo Rio de Janeiro, através da Baía de Guanabara.



A cidade tem como Padroeira Nossa Senhora D'Ajuda, sua igreja fica na localidade do Parque N. S. D'Ajuda no Vale das Pedrinhas, lado sul do Município. sua construção é datada anteriormente a 1647.




Dizem os estudiosos e interessados locais que nessa época, a Igreja chamava-se Outeiro dos Igramixamas, certamente numa referencia aos índios timbiras que habitavam o lugar. Índios esses, especializados no cultivo de ervas medicinais, óleos e raízes, sendo profundos conhecedores da ação de cura das doenças, principalmente de seus entes queridos. Em 1729 a igreja foi elevada à posição de Matriz e entrou em atividade, sob as bênçãos do então Bispo do Rio de Janeiro Dom Guadalupe.

Já em 1756, o templo sagrado passou a funcionar como paróquia, estendendo-se em seus limites quatro fábricas de açúcar, uma de aguardente e algumas olarias.A cultura de gêneros do lugar, ocupava-se da produção de: Cana doce, mandioca, arroz, milho, legumes e do café. Muitos habitantes do lugar ocupavam-se da produção de carvão e de lenha.

Hoje no município de Guapimirim não há mais produção desses gêneros, e pouquíssimas pessoas se ocupam da produção de farinha tipo suruí. Embora ainda haja muita potencialidade para tal.


por contemplar em sua extensão territorial áreas de proteção ambiental, e ter boa parte de sua área alçando a Serra dos Órgãos; sendo oportuno esclarecer, aos que ignoram: que o Dedo de Deus e o mirante do Soberbo, encontram-se em Guapi como é carinhosamente chamada a cidade por seus habitantes. Tem como potencialidade maior, o turismo e o eco-turismo em face de suas inúmeras trilhas e cachoeiras, além da fauna e flora muito diversificadas. Muito embora não sejam explorados pelo poder publico local. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário