Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/ boletim237
Edição de 20 de março de 2017.
O Grupo de Coordenação Internacional para o Fornecimento de Vacinas aprovou o envio de 3.504.607 de vacinas contra a febre amarela para o Brasil. Doses devem chegar ao país nesta semana. Organismo global é formado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho (IFRC), a Médicos Sem Fronteiras (MSF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com secretariado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Cerca de 50 crianças refugiadas uniram suas vozes a de cantores e de mais de 20 atores e atrizes brasileiros para pedir o fim da guerra na Síria, que completa seis anos nesta quarta-feira (15). Em apresentação no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, um coral de meninos e meninas de 12 países encantou o público do ponto turístico ao lado dos músicos Tiago Iorc, Maria Gadu e Elba Ramalho. O ato pela paz foi organizado pelo "Amor Sem Fronteiras", movimento liderado por Daniele Suzuki e que já tem o apoio de mais de 150 artistas brasileiros.
"Há seis anos, o povo da Síria tem sido vítima de um dos piores conflitos do nosso tempo", disse o secretário-geral, pedindo que as partes se envolvam nos diálogos que ocorrem atualmente em Genebra (Suíça) e Astana (Cazaquistão). Desde 2011, cerca de 6,3 milhões de pessoas já foram deslocadas devido à guerra na Síria. Outras 4,9 milhões de pessoas – em sua maioria mulheres e crianças – foram forçadas a buscar abrigo em outros países, segundo a ONU.
Meninas e mulheres devem ser encorajadas a seguir a carreira que quiserem, afirmou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. A chefe da agência das Nações Unidas alertou que elas ainda enfrentam desigualdades no acesso a empregos dignos e à educação de qualidade, sobretudo porque gastam mais tempo que os homens em tarefas domésticas.
'Eu comecei a viajar quando a guerra começou'. O conflito na Síria mudou a vida de Tülin Hashemi. Moradora de Damasco, a jovem de 25 anos teve de deixar a capital do país por causa dos riscos trazidos pelos confrontos. Há dois anos e dois meses, ela chegou ao Rio de Janeiro, onde dá aulas de inglês e árabe. Seu sonho é estudar Astronomia em universidades brasileiras.
No Brasil, 3 milhões de jovens de 20 a 24 anos tiveram o matrimônio formalizado antes da maioridade. O número — que é o maior da América Latina e o 4º mais alto do mundo em valores absolutos — representa 36% do total de mulheres dessa faixa etária casadas. No mundo, anualmente, 15 milhões de meninas se casam antes de completar 18 anos. Casamento infantil é tema de relatório divulgado na quinta-feira (9) pelo Banco Mundial, UNFPA e ONU Mulheres.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou nesta quinta-feira (9) um relatório sobre medidas especiais para a proteção contra exploração e abuso sexual na Organização. O documento deverá ser analisado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. "Tais atos de crueldade nunca deveriam ocorrer. Certamente, nenhuma pessoa servindo às Nações Unidas deve ser associada a tais crimes repugnantes e cruéis", disse o secretário-geral em mensagem de vídeo.
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou na quinta-feira (16) uma atualização de alerta epidemiológico sobre a febre amarela nas Américas. Neste ano, além do Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Suriname têm notificado casos da doença.
A agência da ONU alertou que existe a possibilidade de o Brasil passar a ter também a transmissão urbana da febre amarela — ou seja, causada pelo Aedes aegypti — devido à confirmação de casos em humanos e macacos em áreas próximas a grandes aglomerados urbanos. No entanto, até o momento, não há evidências de que esse mosquito esteja envolvido na transmissão. Equipes da OPAS/OMS estão em diversas áreas afetadas para apoiar o Brasil na resposta ao surto.
O governo do estado do Piauí, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançou oficialmente na quarta-feira (15) em Brasília a "Estratégia Piauí ODS" para representantes do setor privado que possuem investimentos no estado. Participaram do evento de lançamento mais de 20 empresas com negócios no Piauí em áreas como energia solar e eólica, mineração, infraestrutura, agronegócio e turismo.
Especialistas alertam que é necessário dialogar com a sociedade sobre a reforma previdenciária e não restringir as mudanças apenas à sustentabilidade fiscal do sistema.
Seminário internacional sobre o tema reuniu em Brasília diversos especialistas, incluindo o ex-ministro da Fazenda do Chile e atual assessor regional da Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alberto Arenas.
A ONU Mulheres, em parceria com União Interparlamentar (UIP), lançou na quarta-feira (15) um panorama sobre a participação política das mulheres no mundo. Com apenas uma ministra, o Brasil ficou na 167ª posição no ranking mundial de participação de mulheres no Executivo, que analisou 174 países. Em relação ao ranking da participação no Congresso, o país ficou na 154ª posição, com 55 das 513 cadeiras da Câmara ocupadas por mulheres, e 12 dos 81 assentos do Senado preenchidos por representantes femininas.
Em pesquisa inédita no Brasil e divulgada nesta terça-feira (14), a ONU Mulheres e o Ibope revelam que três em cada quatro brasileiros consideram de extrema importância o envolvimento de gestores públicos e políticos na promoção da igualdade de gênero. Levantamento aborda percepção do público sobre acesso das mulheres a educação, cultura, mercado de trabalho, participação em governos e partidos políticos.
Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que posições de liderança ainda são majoritariamente ocupadas por homens, enquanto a lacuna econômica baseada no gênero se aprofunda em todo o mundo graças a "atitudes ultrapassadas e machismo". "Empoderá-las é a única maneira de proteger seus direitos e assegurar que elas possam alcançar seu potencial pleno", disse Guterres, em artigo. Leia o texto na íntegra e assista ao vídeo com mensagem para a ocasião.
"A pessoa é muito mais que o HIV. Então toda vez que há preconceito, se dificulta o acesso ao tratamento e à testagem", disse o psiquiatra Jairo Bouer durante o debate sobre discriminação e o vírus, ocorrido no Encontro com Fátima Bernardes desta segunda-feira (6). Além de dedicar parte do programa ao tema, a apresentadora anunciou o lançamento da campanha #EseFosseComVocê? do UNAIDS, em parceria com a Rede Globo.
Em artigo publicado na imprensa, a especialista do Banco Mundial, Paula Tavares, aponta brechas na legislação brasileira responsáveis por perpetuar desigualdades de gênero.
Festa intercultural, brincadeiras e outras atividades proporcionaram um dia repleto de diversão e interação para crianças e adultos de diversas nacionalidades. Organizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), parceiro da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o evento "Crianças sem Fronteiras" ocorreu no último sábado (11) em Brasília.
A Rede Brasil do Pacto Global lançou na quinta-feira (9), em São Paulo, a segunda edição do projeto Empoderando Refugiadas. O objetivo da iniciativa é conscientizar empresas sobre a possibilidade legal de contratar refugiadas, além de preparar as estrangeiras vítimas de deslocamento forçado para entrar no mercado de trabalho brasileiro.
Relatório global lançado pela Organização Mundial da Saúde aponta que o número de casos de depressão aumentou 18% entre 2005 e 2015: são 322 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria mulheres. No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população), enquanto distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população).
Até 22 de março, a Presidência da República recebe candidaturas de representantes da sociedade civil e do nível municipal de governo para compor a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Criado em outubro do ano passado, o organismo tem a missão de estimular a participação social no cumprimento das metas da ONU, além de garantir transparência na sua implementação.
Em visita ao Acre dos dias 15 a 17 de fevereiro, agências das Nações Unidas discutiram futuras parcerias com o estado para promover o crescimento econômico sustentável, bem como o acesso a educação, serviços de saúde e medicamentos. Organismos da ONU querem inserir unidade federativa no mercado internacional de preservativos e fármacos, além de estimular participação de jovens em negócios ecologicamente responsáveis.
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o governo brasileiro promovem de 20 a 24 de março em Brasília negociações com vistas a um acordo regional sobre direito a informação, participação e Justiça em temas ambientais. Delegados de países latino-americanos e caribenhos participarão dos encontros, que serão transmitidos pela Internet.
O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou um novo aporte, no valor de 45 milhões de reais, para o projeto Pró-Semiárido, fruto de uma parceria entre o governo do estado da Bahia e o organismo internacional. A iniciativa de desenvolvimento regional atua em 32 municípios com mais baixo índices de pobreza do semiárido baiano, e tem como público-alvo as populações pobres das comunidades rurais.
Em missão ao Brasil para discutir o futuro do Programa de Aquisição de Alimentos para a África — o PAA África —, funcionários de agências da ONU reuniram-se com o governo brasileiro e britânico e com o Centro de Excelência contra a Fome dos dias 7 a 10 de março. Para representante do Programa Mundial de Alimentos (PMA), falta de investimentos e de assistência pode comprometer conquistas da iniciativa.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou na quarta-feira (8) — Dia Internacional das Mulheres — a campanha de conscientização '#MulheresRurais, mulheres com direitos'. Objetivo da iniciativa é reconhecer as contribuições de agricultoras e trabalhadoras para a produção de alimentos na América Latina e no Caribe.
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB) assinaram na quarta-feira (15) um convênio com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e agora também integram a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. As instituições se comprometeram a incluir a temática do refúgio em seus programas.
Após o início do programa "Vamos Nessa" em Brasília, que pretende dar habilidades para a vida a jovens de comunidades vulneráveis, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou uma série de reuniões com autoridades governamentais, membros da sociedade civil e de organizações esportivas no Rio de Janeiro para debater formas de implantar o projeto na cidade.
A ONU Mulheres recebe candidaturas de representantes de organizações e redes da sociedade civil brasileira para o Grupo Assessor da Sociedade Civil (Brasil). O prazo de inscrição vai até 30 de abril por meio do e-mail onumulheres@unwomen.org. Os Grupos Assessores da Sociedade Civil da ONU Mulheres são espaços globais, regionais e nacionais com o propósito de facilitar consultas efetivas, contínuas e estruturadas entre a sociedade civil e a ONU Mulheres.
O Banco Mundial chama a população brasileira a participar de uma consulta pública sobre os rumos da parceria entre o organismo financeiro e o Brasil. Até 31 de maio, a agência da ONU receberá contribuições por e-mail de qualquer pessoa interessada. Recomendações do público serão levadas em conta na elaboração da nova estratégia nacional do Banco para o período 2017-2023.
Estão abertas até 15 de abril inscrições para posição genérica de Representante e Vice-representante Especial do Secretário-Geral nas missões de campo ou missões de paz da ONU. Indicação de mulheres é altamente encorajada. Atualmente, existem 59 cargos do tipo em todo o mundo.
As inscrições para o concurso de redação Muitas Línguas, Um Mundo, voltado para jovens universitários, seguem abertas até 16 de março. A iniciativa, promovida pela escola de inglês ELS Educational Services em parceria com o programa Impacto Acadêmico da ONU, é uma ótima oportunidade para jovens brasileiros se envolverem em questões de cidadania global e entendimento cultural e discutirem a importância do desenvolvimento de habilidades linguísticas. Brasileiros contam como foi a experiência em 2016.
Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho:www.nacoesunidas.org/ vagas/brasil e outras oportunidades e editais emwww.nacoesunidas. org/tema/editais
Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www. nacoesunidas.org/redes
Nenhum comentário:
Postar um comentário