11 de julho de 2012

Guapimirim registra o 3º maior aumento populacional do Estado

Vários municípios têm vivido o atual cenário da mudança populacional: muitos deixando a cidade, e outros chegando. Isso se deve a variados fatores ligados ao atual cenário econômico e à aspiração do indivíduo em buscar o que há de melhor para seu bem-estar. Contudo, nenhum município de médio porte em todo o estado do Rio de Janeiro viu sua população aumentar tanto nos últimos anos como Guapimirim, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O município de Guapimirim é o que mais chama a atenção. Devido a investimentos públicos em áreas como educação básica, urbanização, saneamento e saúde, a cidade passou a ser uma excelente opção para se morar na Baixada. Cidade de clima saudável, privilegiada pelas belezas naturais e população acolhedora, começa a ter os reflexos desse exorbitante aumento registrado entre 2007 e 2010.

De acordo com dados do IBGE, a população de Guapimirim aumentou 15% nesse período, registrando atualmente 52.522 habitantes segundo estimativas do próprio instituto. No mesmo período a população dos municípios vizinhos Magé e Petrópolis diminuiu em 2% e 3,5%, respectivamente. O município do Rio de Janeiro aumentou em apenas 4% no mesmo período.

Esse aumento eleva os gastos públicos, que com o grande aumento populacional tem uma demanda maior dos serviços públicos. Devido a esse “fenômeno habitacional” a administração pública municipal investiu pesado nos últimos anos para suprir essa demanda e entregar valor a todos os habitantes, acompanhando a nova realidade. Criação de creches, postos de saúde e aumento do efetivo em segurança figuraram entre medidas tomadas pela gestão.

Nesse período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Guapimirim saltou de Pequeno Porte 2 para ser um município de Médio Porte.

Guapimirim se prepara agora para aquecer sua economia de forma organizada, sem perder suas características de um município limpo, de ruas tranquilas e seguras. O caminho a ser utilizado é a qualificação técnica profissional e o apoio aos universitários que a cada dia somam uma parcela maior na cidade.

Fonte: Baixada Facil - Jorge Willian Cardozo

Nenhum comentário:

Postar um comentário