Criada através da Lei 4.018, de 05 de dezembro de 2002, até o momento a APA não possui tamanho definido, o que será feito após elaboração do Plano de Manejo, que esta em processo de elaboração pelo Instituto Bio Atlântica.
A relevância desta APA está no fato de ela abastecer as três principais cidades da região Leste da Baía de Guanabara, composta por Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que possuem, em conjunto, uma população aproximada de quase 2 milhões de pessoas. Outro fator de relevância está no grande potencial hídrico da região da APA, que também ocupa posição de destaque quanto à biodiversidade de fauna e flora.
A instituição desta unidade de conservação visa proteger as Áreas de Proteção Permanente (APP) como as margens dos rios Macacu e seu principal afluente, o rio Guapiaçu, que terá faixa complementar com largura de 150 (cento e cinquenta) metros, e de todos os outros afluentes do rio Macacu, que terão faixa marginal de proteção com largura de 50 (cinquenta) metros.
A APA localiza-se nas margens do Rio Macacu e seus afluentes, compreendendo os municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Guapimirim.
A maior parte da área correspondente à APA é ocupada por pastagens, cultivo de olerícolas e exploração mineral (retirada de areia) para diversos fins, principalmente para construção civil.
A unidade de conservação é composta geograficamente por duas partes diferentes, sendo uma delas composta por planície e a outra por uma região montanhosa, onde podem ser encontradas diversas nascentes e os remanescentes florestais mais significativos.
A unidade de conservação é composta geograficamente por duas partes diferentes, sendo uma delas composta por planície e a outra por uma região montanhosa, onde podem ser encontradas diversas nascentes e os remanescentes florestais mais significativos.
Parte da área do Parque Estadual dos Três Picos está sobreposta à área da APA, o que vem a contribuir para a formação de uma maior área legalmente protegida, visando à sustentabilidade dos recursos naturais existentes na região.
Nesta APA estão sendo desenvolvidos dois projetos de grande relevância para a manutenção de seus recursos naturais: o projeto Replanta Macacu, que consiste em reflorestar as margens do rio Macacu e encostas, com 2 milhões de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica da região, visando melhorar a qualidade e quantidade da água, e o projeto do Parque Fluvial, que consiste em intervenções nas áreas já utilizadas para banho de rio pelas populações locais e turísticas, visando à educação ambiental e à melhoria na qualidade da água.
Administrador: Jaci Souza da Silva.
Sede: Por ora, reportar-se à sede do Parque Estadual dos Três Picos.
Tel/fax: (21) 2649-6847
e-mail: petp.inearj@gmail.com
MAPA DA AREA:
http://www.areasprotegidasrj.net/site/banco/arquivos/APA_baciadoriomacacu_1.pdf
FONTE: INEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE
FONTE: INEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário