Da Biosfera fazem parte às comunidades biológicas, também chamadas biocenose (do grego bios, vida e koinos comum) uma comunidade biológica é composta de todo os seres vivos, que nela convivem e que de alguma forma se inter-relacionam.
Para viver, a comunidade biológica depende dos fatores químicos e físicos do ambiente. Esse conjunto de fatores forma os biótopo (do grego: bios vida topos lugar). Na biosfera biótopo é a área que contem o solo (com seus minerais e água) e a atmosfera com seus gases, temperatura, luminosidade etc.). Os fatores dos biótopos afetam diretamente a comunidade biológica, e também são por ela influenciados.
O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, altera a umidade do ar e a temperatura de uma região. A comunidade biológica de uma floresta é composta de populações de arvores e arbustos, pássaros, insetos, organismos microscópicos etc.
Quando queremos nos referir ao local onde vive um ser vivo específico, chamamos de habitat e quando nos referimos a comunidade biológica chamamos de biótopo.
Ao conjunto vivo formado pela biocenose e pelo biótopo em interação é dado o nome ecossistema. Uma floresta, considerada em sua totalidade, isto é, com seus fatores abióticos e comunidades de seres vivos em interação, constitui um ecossistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário