3 de junho de 2011

Guapimirim. O que esperar? Parte 2

Cachoeira Veu de Noiva do Sucavão - Guapimirim

Sim nossa cidade é viável. Basta querer e saber fazer.
Uma empresa para ser bem sucedida e se manter no mercado, sempre no topo, precisa de alguns fatores em seus lideres. 
Entre eles estão: Competência para a gestão, visão de oportunidades, ousadia para empreender, e acima de tudo, um fortíssimo Staff com capacidade para trabalhar em equipe, com a liderança centrada no grupo, não em uma única pessoa. Equipe esta, composta por profissionais capacitados e conhecedores de suas pastas e departamentos, com autonomia para atuar.


Em um município não é diferente de uma grande empresa. A única diferença, é que na grande empresa quem escolhe seu presidente e aprova as contratações e ações, são os acionistas e o conselho deliberativo. No caso dos municípios, os acionistas são os contribuintes, os cidadãos. E o conselho deliberativo a câmara de vereadores.

Então o que um município precisa é de um gestor (prefeito) que possua capacidade para formar uma equipe competente e visionária, delegando-a poderes para agir autonomamente  com igual ou maior competência e principalmente com isenção,
Esse gestor precisa ter visão das oportunidades, saber se antecipar a elas com ações pontuais e permanentes, afim de promover o maior benefício possível em favor da população. 
Ele precisa aceitar as opiniões de sua equipe, sabendo ouvir e entender os cidadãos quantos aos seus anseios.

É exatamente pela falta total deste fatores básicos, no perfil dos gestores que atuaram neste município, que Guapimirim encontra-se no estado está. Figura entre os piores indicadores estaduais e nacionais. Caso como as notas obtidas no IDEP e IDH. Índices de educação e desenvolvimento humano.

A falta de visão das oportunidades foi outra constante nas cinco últimas administrações, ou seja: em todas.  Primeiro foi com a chegada maciça de empresas estrangeiras. Em que Guapimirim não houve mobilização ou interesse manifestado em ter nenhuma. delas aqui, gerando emprego e renda! Algumas até foram oferecidas e se interessaram, mas as administrações à época não se interessaram. 

Depois foram os interesses de algumas empresas nacionais, que foram rechaçadas na ocasião, pela administração municipal, pois nãoatendiam aos interesses políticos daqueles gestores. Gerariam empregos!  

Agora é o evento Comperj, desse nem falo mais. Pois outros atores estão ai, e não estamos nos preparando para eles. Como exemplos disto, eu menciono a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. 

Esses dois eventos nos proporcionam inúmeras possibilidades, somos parte da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Podemos preparar nossos jovens para trabalharem nos setores de hotelaria e turismo entre outras coisas. Podemos hospedar equipes estrangeiras, bastando para isso, fomentar os setores de hotelaria e os esportivos. Podemos também ser destino turístico, onde poderá ser praticado o turismo comum, histórico, religioso, ecológico e radical. Dada a nossa vocação nata.

Mas o que vem sendo feito? Nada! Não interessa. Pois os que representam o poder, são desprovidos de qualquer visão de futuro, não sabem o que é, nem do que se trata. E o pior, entende que isso pode lhes tirar poder e votos.

Continua com Conselho deliberativo x Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário