NOSSA CARTA DE PRINCÍPIOS - LEIA, ENTENDA, COMPREENDA E EXERCITE.
1 - Somos uma instância participativa, plural e apartidária para o aprofundamento das relações sociais, formulação de propostas, promotor de sinergismos entre os diferentes atores, incentivador na construção de uma sociedade sustentável com justiça e espiritualidade socioambiental. Atuaremos pelo direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, direitos humanos, respeito à diversidade étnica brasileira e pela prática de uma verdadeira democracia participativa, relações igualitárias, solidária e pacífica entre pessoas, etnias, gêneros e povos, condenando todas as formas de dominação, manipulação dos excluídos, censura, cerceamento da liberdade individual ou coletiva, assim como a sujeição de um ser humano pelo outro.
2 - Comprometemo-nos perante a sociedade que atuaremos sempre com elevado senso de justiça, cidadania, dignidade, ética, transversalidade, interdisciplinaridade, equidade, com saber popular ou científico, contribuindo para um meio ambiente socialmente justo e equilibrado, trabalhando incansavelmente os princípios da legitimidade e moralidade através da correta aplicação dos instrumentos democráticos que norteiam a Sociedade Brasileira.
3 - Opomo-nos e repudiamos toda visão, ato totalitário ou fundamentalista nos territórios geossociais, na gestão pública, na mobilização social, na natureza e ao uso da força (Física, bélica ou econômica) como meio de controle social. Acreditamos, enquanto Fórum, que o diálogo é o único meio legítimo na superação de divergênicas e resolução de conflitos, sempre de maneira justa, transparente e livre de subterfúgios.
4 - Ideologicamente contrapomo-nos aos processos predatórios de desenvolvimento e globalização comandados pelas grandes corporações, pelos governos e instituições a serviço destes interesses.
5 - Respeitaremos e valorizaremos a diversidade de nossos membros, considerando suas peculiaridades e será garantido a todos igual representação e importância independente de posição social, poder econômico ou status público. Consideraremos nas tomadas de decisões, sempre que possível, as tradições e pensamentos dos demais movimentos organizados de transformação socioambientais envolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário